A Europa tal como se encontra tem o fim anunciado. A guerra já começou há muito....Revolta na Grécia, em Espanha, Lisboa e mais tarde alargar-se-á á França e outros países. Depois de uma Primavera Àrabe, resta-nos agora um Outono demasiado quente. O Povo explode. São manifestações espontâneas que saem das redes sociais e traduzem gritos de alma das pessoas que já não conseguem suprir nem sequer as necessidades mais básicas. As depressões aumentam e os suícidios também. E tudo porque os politicos esqueceram-se que estão a lidar com pessoas e não apenas com números. O modelo que se teima em impôr está errado, pois matando a economia aumenta-se o desemprego o que irá indubitavelmente conduzir-nos á pobreza e á revolta dos povos. O Mundo está num processo de mudança e quem nos governa ainda não se deu conta. A U.E. é um projecto que foi criado na base da solidariedade, no pressuposto que todos os paises integrantes seriam menbros de igual direito. A liderança da Alemanha protagnizada pela Sra Merkel coloca em risco esse mesmo projecto. A Paz na Europa está por um fio. A Espanha pode modificar-se por completo e o caso Catalunha será o despoletar de algo muito grave extensível a outras zonas de Espanha e até a outros países.
Agora, tal como outrora é da Alemanha que nos chegam os clamores da prepotência e da intolerânçia e é um aviso contundente.
Uma Nova Ordem Mundial poderá estar encoberta nas sonbras de uma manhã de nevoeiro e nos acordes longinquos vai soar a trombeta do Poeta clamando: " Falta cumprir-se PORTUGAL"
Maria Antonieta Girão Fevereiro